quarta-feira, 7 de maio de 2014

Primeira matéria :O

Meteorologia.

Primeira aula mesmo, de matéria, foi terça, meteorologia, onde muitos me disseram que é a matéria mais difícil do curso. Até agora, ta tranquilo.

A meteorologia pode ser dividida em duas partes: meteorologia pura ou aplicada.
A meteorologia pura é quando se trata da meteorologia como um todo, todos os tipos possíveis, aeronáutica, náutica, agricultura, etc.
A meteorologia aplicada é quando se trata da meteorologia única, quando você fala apenas de um tipo. Como nós que estudamos a meteorologia aeronáutica.

Nos focamos em Meteorologia Aeronáutica, pois estamos estudando a aviação. É mais fácil do que a meteorologia pura, mas mesmo assim não fica atrás.
O professor explicou que todo voo é planejado, o piloto não pode simplesmente pegar o avião e voar caso ele não saiba como ta o tempo nas regiões que irá passar, caso ele saiba, ele apenas registra que ta ciente do tempo e voa.
Nessa matéria estudaremos a Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera, apenas.
A meteorologia aeronáutica se aplica em segurança para todo o voo, sempre terá um serviço estruturado para fornecer informações meteorológicas dividindo-se em:

  • Observação: consiste em gerar informações meteorológicas a partir de um estudo;
  • Coleta: consiste em anotar essas informações;
  • Análise: consiste em aplicar essas anotações;
  • Divulgação: consiste em transmitir essas anotações para um banco de dados;
  • Exposição: é onde o interessado sobre essas anotações vai até o banco de dados e fica sabendo.
Sempre guarde essa ordem OCADE, para conseguir ter uma lógica na ordem desse sistema deles.
(Cai na prova da ANAC)

Na aviação brasileira temos 3 órgãos importantes:
  • OMM (Organização Meteorológica Mundial) - Filiada a ONU, vê a meteorologia como um tudo, não apenas a parte aeronáutica, como a náutica, agricultura, etc. (meteorologia pura)
  • OACI (Organização de Aviação Civil Internacional) - consiste em inúmeros fatores para ter uma aviação de qualidade, isso inclui estudos sobre meteorologia (nesse caso, meteorologia aplicada)
  • DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)- Esse é o departamento da aviação nacional que consiste em ter inúmeras funções, uma delas a meteorologia aeronáutica.
  • IATA (International Air Transport Association ou Associação Internacional de Transporte aéreo) - É onde as Cia Aéreas se juntam internacionalmente e fazem uma organização para que os passageiros só transitam nelas de um país para outro. é a parte da aviação que visa mais como um transporte do que qualquer outra função que tenha um avião.
Esses são os órgãos mais importantes e que você deve saber o que é, quais as siglas e os nomes.

CODIFICAÇÃO IATA é diferenta da CODIFICAÇÃO OACI*
GIG (Aeroporto do Galeão - RJ) X SBGL (Aeroporto do Galeão - RJ)
CGH                X                  SPSP
CNF                X                 SBCF

*Na codificação OACI, o S significa países da América do Sul, a segunda letra equivale geralmente a 1ª letra do país, no caso do Brasil o B, e depois vem as siglas das cidades que comportam aeroportos internacionais.

Por hoje é só!!
Final de semana falo sobre sobrevivência no mar, pois só tenho 3 aulas dessa matéria, que foi hoje e será amanhã e sexta, ou seja, sexta tem prova!!
#gradetensaessasemana

Au revoir!
TA ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário