domingo, 25 de maio de 2014

Rotinas e mais rotinas

Sei que faz algum tempo que não posto nada aqui, mas estou de volta rs..

Hoje eu vou falar da minha primeira aula de rotinas operacionais, que é o mais próxima agora do que realmente o que é ser comissária de bordo.

Em Rotinas Operacionais de Voo aprendemos em hierarquia:
 Ctme > Cop > C/E > Aux 1 > Aux 2

*geralmente quem está há mais tempo na empresa estará acima de quem está a menos tempo.

Você é treinado para ser um agente de segurança a bordo, não apenas um atendente de serviços a bordo. Então a sua responsabilidade sempre será:
- Respeito pelas normas de segurança
- Cumprir a escala rigorosamente
- Praticar a filosofia da Empresa visando a qualidade de atendimento ao passageiro
- Zelar pelo cumprimento das normas e diretrizes da empresa
- Zelar pelo bem estar dos passageiros e tripulação

Quando o tripulante estiver em outro local que não é a sua base, poderá localizar o órgão local da empresa da gerência de comissárias, para assim eles te darem um suporte qualquer que esteja precisando, como por exemplo, se estiver muito doente para poder trabalhar naquele dia, você tem que recorrer a esse órgão.

Se algum dia você parar em um estado que tenha familiares ou algo do tipo e não queira dormir no hotel ou ficar com a tripulação, avise sempre a sua C/E ou Cmte e sempre deixe o número de telefone para contato com eles, pois qualquer mudança eles poderão lhe avisar.

Certifique-se sempre que você esteja com os seguintes documentos:
- Identidade
- CHT
- CCF
- Certificado de vacinação 
- Óculos (caso a anac mande você ter um)

Sempre esteja com roupas adequadas a climas previstos na sua escala

SAV - significa sobre aviso, e quando você está sobre aviso, você tem que está em lugar a 90 minutos do aeroporto e com o celular na mão, roupa passada e mala pronta, porque eles podem te chamar a qualquer momento.

Reserva - Quando você fica de reserva, você tem que ficar no aeroporto pronta, com a mala pronta com roupa de inverno e verão. Porém você tem limite para ficar diante a lei, se na sua Cia Aérea tiver sala de conforto para você ficar, você deve ficar até 6 horas no aeroporto, caso ela não tenha sala de conforto, você deve ficar até 3 horas no aeroporto. Eles podem te chamar a qualquer hora dentro desse horário.


  • Comissários NÃO aceitam gratificações em dinheiro
  • Jump Seat é o assento dos comissários
Sempre cheque os equipamentos de segurança antes do voo, é para isso que você é treinado.

Quando houver um voo com escalas, os passageiros que ficarem a bordo nas escalas estão em um voo de trânsito.

Todo avião existe um Cabin Book, é um livro que você relata todas as situações do voo, como uma reclamação, ou algo que tenha quebrado ou se perdido, etc. Ali estará a prova da sua palavra.

Sempre cheque os lavatórios antes de decolar, pois a porta da lixeira deve estar trancada, pois caso haja alguma fumaça, ela não deixa passar, etc.
QTU - Quick Time Unit - Tampa do Vaso Sanitário

Toda vez que você começar um voo, antes de ir a aeronave, você deve se reportar ao D.O. (Despacho Operacional), onde você vai conhecer a tripulação que você vai viajar naquele voo, vai ouvir o briefing do comandante e marcar presença.

A fileira quando tem 3 assentos, ela sempre terá 4 máscars de O2, porque caso tenha uma criança de colo, haverá uma máscara para ela, logo não pode ter 2 pessoas com crianças de colo na mesma fileira.
Haverão sempre 2 máscaras de O2 no banheiro também.

Nas saídas de emergência estão proibidas pessoas deficientes, crianças, gestantes, criança de colo e estrangeiro (ele pode não entender nada quando houver uma emergência).

A velocidade média do Boing 737-300 varia entre 720 km/h à 800 km/h

A seguir algumas nomenclaturas de alguns aeroportos do Brasil:
  • GIG - Galeão
  • SDU - Santos Dumont 
  • CGH - Congonhas
  • GRU - Guarulhos
  • VCP - Viracopos
  • IGU - Internacional de Foz do Iguaçu
  • SSA - Salvador
  • REC - Recife
  • BPS - Porto Seguro
  • BSB - Brasília
  • GYN - Goiânia
  • NAT - Natal
  • FOR - Fortaleza
  • NVT - Navegantes
  • FLN - Florianópolis
  • CWB - Curitiba
  • POA - Porto Alegre
  • JOI - Joinville
  • PLU - Pampulha
  • CNF - Confins
  • VIX - Vitória
  • MAO - Manaus
  • UBA - Uberaba
  • UDI - Uberlândia
  • MCP - Macapá
  • MCZ - Maceió
Você pode conferir mais nesse site aqui:  http://www.solucaotrade.com.br/outros_partic/aeroportos_nacionais.htm

O que é o B/V na aviação?
É o Bate e Volta, onde você sai de uma cidade e depois volta pra ela de novo.
Exemplo: GIG - BSB - GIG (Rio de Janeiro - Brasília - Rio de Janeiro) - Bateu e voltou, foi e veio.

PNT - Pernoite - quando você passa uma noite numa cidade que não seja a sua base.

ALFABETO NA AVIAÇÃO:

  • Alfa
  • Bravo
  • Charlie
  • Delta
  • Echo
  • Fox
  • Golf
  • Hotel
  • Indian
  • Juliet
  • Kilo
  • Lima
  • Mike
  • November
  • Oscar
  • Papa
  • Quebec
  • Romeo
  • Sierra
  • Tango
  • Unifrom
  • Victor
  • X-Ray
  • Whiskey
  • Yank
  • Zulu
E por hoje é só, amanhã terá mais sobre rotinas, navegação aérea e meteorologia!!

Um grande beijo nessa tripulação dedicada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário