terça-feira, 27 de maio de 2014

última aula de Rotinas Operacionais

Por mais que essa matéria não caia na prova da ANAC, é a mais importante pra você se manter na empresa ;)

Durante a decolagem ou o pouso ou ainda o taxiamento, o Cmte e o Cop não poderão ser atrapalhados, a não ser em casos de EXTREMA emergência. Esse processo é chamado de Sterile Cockpit.
Quando pode interromper o Sterile Cockpit:

  • Em caso de fogo ou fumaça
  • Emergência médica
  • Vazamentos de combustível ou outros fluídos
  • Barulho incomum ou vibração
  • Problemas com passageiros
  • Informações associada à política do cinto de segurança
  • Problemas em relação à segurança.
Quando não pode interromper o Sterile Cockpit:
  • Em casos de qual tipo de comida eles querem para o almoço, jantar, lanche, etc.
  • Informação para saber em qual portão vão pousar
  • Mala extraviada
  • Etc
-Procedimento rotineiro:
  • Speech de Boas - vindas
  • Pushback - carrinho que puxa o avião até a pista para o taxiamento, enquanto isso o comissário faz o speech de segurança.
  • Dá OK para o Cmte para pouso, decolagem.
  • Revisão dos 30s na hora de decolar e pousar, é quando repassa tudo na cabeça.

E assim fica última aula de Rotinas Operacionais, pequenas, mas é mais útil no dia-a-dia.

Beijoooos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário